Saturno em Libra / Balança

29 de novembro de 2011 · 7 comentários

A 22 Julho 2010, Saturno ingressou definitivamente em Balança / Libra, onde permanecerá até 5 de Outubro de 2012, mudando-se para Escorpião. 


O bailado cósmico de Saturno desde que ingressou Libra / Balança, foi assim:

- Saturno entrou em Balança / Libra em 29 de Outubro de 2009.
- A 13 de Janeiro de 2010 entrou em movimento retrógrado aos 4°39´ de Balança / Libra.
- A 7 de Abril de 2010 ingressou em Virgem.
- A 30 de Maio entrou em movimento directo no grau 27°50' de Virgem
- A 22 de Julho de 2010 entrou definitivamente em Balança / Libra
- A 27 de Janeiro de 2011 iniciou o seu movimento retrógrado aos 17°13' de Balança / Libra
- A 12 Junho de 2011 recomeçou o movimento directo aos 10°16' de Balança / Libra


Os seus próximos movimentos serão estes:


- A 8 de Fevereiro de 2012 fará novo movimento retrógrado aos 29°30' de Balança / Libra
- A 25 de Junho 2012 reinicia o seu último movimento directo em Balança / Libra aos 22º46'
- A 6 de Outubro de 2012 entrará em Escorpião, definitivamente.



Vamo-nos concentrar nesta sua estadia em Balança / Libra. Entra num signo cardinal de grande poder. Imediatamente, por ser o signo que é, pensa-se logo em relacionamentos. Usando esta palavra 'relacionamentos' cai-se com facilidade em namoros, casamentos, coisas assim. Pois não é apenas disso que se trata.

Em Balança / Libra, Saturno está em 'exaltação'. Sente-se bem neste signo. Quer dizer que a sua energia neste signo funciona muito bem. Olhemos mais de perto para os restantes signos cardinais, que farão aspectos tensos com Saturno.



Em frente a Balança / Libra temos o signo Carneiro / Áries, onde ele está em 'queda', não apreciando nada a energia ariana, pois como Senhor do Tempo, gosta de fazer as coisas com calma e segurança e o Fogo de Carneiro / Áries deixam-no perturbado. Portanto, as pessoas com planetas e pontos importantes em Carneiro / Áries irão ter a oposição de Saturno. Aguardem por situações fortes e delicadas. 


Em quadratura a Balança / Libra encontramos dois signos opostos entre si: de um lado, Caranguejo / Câncer, onde Saturno fica em 'detrimento', bastante debilitado; do outro lado temos Capricórnio, o signo onde Saturno é rei e Senhor, por ser o 'regente' do signo, em posição de enorme dignidade. Portanto, as quadraturas que fizer aos planetas e pontos importantes em Câncer não terão o mesmo ímpeto que os feitos em Capricórnio.

Portanto, este é um posicionamento poderoso para Saturno, tanto mais que reafirmará a sua presença na Grande Cruz de 7 de Agosto de 2010. Logo, quem tiver planetas nestes signos cardinais e, sobretudo, nos pontos cardinais, sentirão intensamente este ingresso de Saturno em Balança / Libra. Ele não passará despercebido, tal como não passou nos meses de Outubro a Dezembro de 2009. Façam um esforço e tentem lembrar-se das ocorrências nas vossas vidas, nessa época.

Saturno no signo de Balança / Libra vai trazer a percepção que para se conseguir qualquer coisa de valor duradouro, ou mesmo tornar a vida possível, é necessária a colaboração humana — que deve ser contínua para ser eficaz. Mas a colaboração contínua só é possível quando todas as partes de um projecto são tratadas com justiça, e a justiça exige regras de conduta e compromisso aceite por todos.

Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho pessoal, familiar, profissional, etc., precisando ser responsável pelo todo. A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas. [Se acham que não estou a falar de espiritualidade, desenganem-se, porque também estou a referir-me a isso. E de que maneira!]

A razão é que Saturno está exaltado em Balança / Libra, o signo que rege os relacionamentos. Como Saturno neste signo lida com a responsabilidade nos relacionamentos, ele também rege as leis que formalmente regulam esses assuntos. Portanto, relacionamentos com consequência. Daí que nos próximos 2 anos possa haver um número invulgar de separações e divórcios, pois pode descobrir-se que não há amor, perdão e senso de responsabilidade nos seus relacionamentos. Tudo, porque Saturno exige responsabilidade.


Saturno em Balança / Libra rege contratos, incluindo os conjugais; esses acordos com frequência são de natureza cármica, surgindo das interacções com pessoas que contraíram responsabilidades e dívidas morais passadas. Como Balança / Libra é um signo intelectual de ar e um signo cardinal de actividade, as pessoas irão aprender como lidar com acordos em negócios: planeamento de organizações, formulação de contratos legais, divisão cooperativa de responsabilidades de trabalho entre as pessoas. As pessoas vão notar que haverá uma maior capacidade de planear e organizar esforços conjuntos.

Esta é uma poderosa posição para Saturno; ela oferece muita consciência e responsabilidade sociais. Com Saturno a fazer aspectos positivos e doces, as pessoas com frequência atingem posições de honra ou boa situação financeira, devido à sua habilidade em trabalhar com outros — uma habilidade que inclui receptividade, tacto, confiabilidade e boa organização.

Muitas pessoas receiam Saturno, por poder representar a travessia de obstáculos na vida. Mas que seria da vida se não houvesse estes processos de estrutura, sem bases de sustentação, enfim, sem capacidade de evolução? Por outro lado, para aqueles que apreciam uma visão mais cármica, temos que ter consciência que Saturno no nosso mapa representa exactamente o nosso carma pessoal e as aprendizagens necessárias para aprendermos a ter um pé em terra e outro no céu.

A nível mais mundano, podemos dar por confirmado aquilo que já se sabe nos últimos meses: uma das preocupações maiores da sociedade em geral será o 'casamento', ou as diferentes forma de uniões e assuntos do âmbito da família. Por exemplo, o debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo atingirá maiores proporções, produzindo legislação adequada em muitos países. Portugal e a Argentina foram os últimos países a tratarem desse assunto.

Deixo uma última palavra para este trânsito de Saturno: aprimora a tua capacidade de seres paciente.

.

De 24 de Novembro a 13 de Dezembro Mercúrio estará retrógrado em Sagitário

23 de novembro de 2011 · 4 comentários


Vamos viver um curto período em que aquilo que diz respeito à nossa mente e comunicação, começará a notar-se uma outra lentidão, um outro ritmo. Vai parecer que as coisas não andam da forma que gostaría que fluissem. Atrasos, ritmos mais lentos. Não fique impaciente.

Dependendo do mapa natal de cada um, podem dar-se ocorrências diversas: as comunicações falharem (internet, telefones, tv, etc.) ou termos problemas com elas. A nossa comunicação pessoal com outras pessoas (as conversas) podem não ficarem muito claras, parecendo-nos que nos explicámos bem, mas afinal os outros não nos entenderam. A percepção das coisas fica alterada. Possíveis avarias em aparelhos e máquinas.

Haverá um aguçar de sentidos e estaremos mais atentos ao que ouvimos e como trabalhamos as informações recebidas. É a fase das palavras iniciadas por «r»: reformular, re-analiar, requestionar, relembrar, reprogramar, replanificar, reorganizar, só não vale usar esta: «ressentido». A outra recomendação vai no sentido de pôr em práticas estes 'erres' só quando Mercúrio ficar directo, a 13 de Dezembro, mas como ficará estacionário mais 4 dias, na prática só mesmo a partir de 17 de Dezembro.

Como este período cai em plena época de preparativos para o Natal, cuidem-se muito, não se excedam em compras desnecessárias. Só mesmo aquilo que for necessário. O trânsito nas estradas e um possível mau tempo não vão ajudar.

Tenha cuidado com os documentos que assina. Leia tudo muito bem, sobretudo as letras miudinhas. Dê-se a si mesmo «tempo» para que estas questões sejam vistas à lupa.

Chamo particular atenção às pessoas envolvidas em relacionamentos sentimentais: cuidem muito das palavras nas conversas. Uma palavra ou uma expressão mal formulada pode equivaler a atirar uma pedra. Evite agressividades. Não se esquea que as pessos mudam de ideias com bastante facilidade e este é um período propício para isso.

Convém estarmos prevenidos com a nossa forma de comunicar e de apresentar as questões. Poderá notar-se uma certa casmurrice involuntária. Cuidem especialmente as comunicações com as vossas relações.

Tomem nota de ideias que possam ter, para tentarem concretizar na primeira oportunidade, quando Mercúrio ficar directo.

Como ele estará retrógrado em Sagitário, o seu «dispositor» é Júpiter, o planeta expansivo do zodíaco. Portanto, Júpiter influenciará Mercúrio retrógrado, de forma exagerada. Tudo aquilo que ficou dito, corre o risco de ser aumentado, pelo expansionismo do regente de Sagitário. A ajudar esta situação, quando Mercúrio está em Sagitário, encontra-se mais débil, pois está em detrimento neste signo. Se juntar esta situação ao movimento retrógrado de Mercúrio, temos reunidas condições especiais para este período ser propício a maiores confusões. Estejamos atentos aos nossos próprios exageros e às retumbâncias sagitarianas.

No entanto, apesar de ser um período pouco interessante, não haverá nada de realmente grave, excepto talvez as já habituais questões de acidentes de trânsito. Só em Portugal, no que vai deste ano já morreram mais de 600 pessoas.

O resto fica por vossa conta - vejam no vosso mapa, em que casa ele transita e que aspectos fará nos próximos dias. Notem bem se estão envolvidas casas angulares e se o Ponto Médio Sol/Lua será tocado, pois será relevante nos acontecimentos da nossa vida.

.

Cova do Urso - 4º aniversário

22 de novembro de 2011 · 40 comentários


Cova do Urso - 22/11/2007 a 2011

Muito agradecido a todos os amigos, leitores e visitantes.

.

Asteróides Portugal e Brasília

17 de novembro de 2011 · 61 comentários


Achei isto muito engraçado, por isso estou aqui a partilhar esta ideia. Os asteróides Brasília e Portugal também são vizinhos no cosmos. Não existe nenhum asteróide Brasil, por isso, escolhi o asteróide Brasília como representante do fantástico país irmão.

O asteróide (293) Brasilia situa-se no signo Sagitário - 25º 59'. No mesmo signo, mas no grau 23º 55', situa-se o asteróide (3933) Portugal.

O asteróide 3933 ou asteróide Portugal foi descoberto por Richard West, um investigador do ESO em 1986 e baptizado com o nome Portugal em 1990, em comemoração da adesão de Portugal à organização astronómica do Observatório Europeu do Sul.

O asteróide Brasília foi descoberto em 20 de Maio de 1890 por Auguste Charlois e, só muitos anos mais tarde, é que foi baptizado com o nome Brasília.

Onde se situam estes asteróides no vosso mapa natal?


No meu está na casa 8 - que trata dos assuntos associados à transformação, morte, redenção e a todos os temas de metodologia alternativa (terapeutas, astrólogos, esoterismo, etc.).


Texto anteriormente publicado aqui, em 23-9-2009


.

O Sol entra em Sagitário

15 de novembro de 2011 · 21 comentários


Por sugestão do Marcelo Dallaaqui

Missão superior:
Aprender a partilhar os seus interesses para que os
outros possam expandir o seu pensamento.

Sagitário é o 3º signo de Fogo. O Fogo que liga a Terra ao Céu. Com ele se inicia a última etapa do processo evolutivo do homem sobre a Terra. É a Via da Iniciação, a grande viagem do espírito. A seta do Sagitário aponta a Lei, a Ordem das Coisas, o Caminho, a Direcção que é estímulo, objectivo e razão de existir.

Em Sagitário a seta simboliza o sentido da vida, o ideal que pede ao Ser um conhecimento maior, uma adesão total de si próprio. Sagitário é o signo da Fé, essa emoção que emerge quando mente e coração se unem, se pacificam. Quando ambos se orientam num projecto comum que pela sua forma unitária, transcende o ego e o instinto.

A Fé é o Fogo da Transcendência. Permite superar os condicionalismos da matéria e levar a alma humana à consciência da sua dimensão universal. Sagitário é o eterno viajante. Procura sobre a terra a Verdade do céu. 0 valor justo, a ética, a referência absoluta que lhe permite guiar seguramente os seus passos.

Regente: Júpiter

Júpiter é poderoso, expansivo, irradiante. A sua vibração permite intuir a qualidade que motiva a opção. Por ele se expande o impulso vital, a consciência do Eu no colectivo. Júpiter abre para o Sol, a luz da consciência. É o grande medianeiro entre a terra e o "Espírito das Oitavas", a vibração dos planetas lentos. Em Sagitário, Júpiter é o Mestre, o homem sábio, esse que ensina os seus irmãos porque conhece a Lei. Daí o sentido de justiça do sagitariano, o rigor, a qualidade do seu pensamento, a sua exigência de verdade. Última resposta que tanto procura.

Na Casa 9:

É a área do Conhecimento Superior. O conhecimento da Casa 9 nasce de verdades arquetípicas presentes nas Leis do Universo, onde o Eu encontra a direcção segura, o sentido do caminho que o leva à sua remota e universal identidade.

1º nível de evolução: Situam-se as viagens de longa distância. Físicas e metafísicas, nascidas da insatisfação que nos faz procurar novos horizontes, novas culturas, novos modos de vida. Neste 1º Nível o conhecimento que esta casa simboliza é horizontal, passa-se ainda sobre a terra. Procura-se de fora para dentro, vem da identificação com outros povos, outras nações que nos revelam comportamentos não familiares. É o apelo do longe, do distante, de tudo o que nos é estrangeiro e por isso nos dinamiza.

2º nível de evolução: É vertical. Exprime-se na procura de uma Verdade Interior, no desejo de ensinamentos que estimulem a mente superior. Ensinamentos eternos, transcendentes, capazes de despertar em nós uma adesão emocional, uma nova Fé. Neste nível situa-se a adesão a todo o conhecimento que nos revela novos valores.

3º nível de evolução: Situa-se o processo de auto-iniciação. O encontro do Eu comigo, com a sua última identidade, é a descoberta da primeira experiência Iniciática. Quando nos apercebemos que não somos entidades solitárias, separadas da força de um universo em expansão. Quando transcendemos a divisão a que nos reduz o nosso egocentrismo separatista e aderimos a Leis Intemporais capazes de nos integrar, direccionar e orientar. É uma casa de procura de sabedoria. Aí se vão aprender Verdades Universais. Numa última fase, essas vão poder ser ensinadas aos outros, ao adquirir uma nova fé que lhe ensina o caminho, ao iniciar-se, ao reconhecer-se numa verdade que o transcende, o Eu vai então expandir-se pelo prazer de ensinar. O último nível é a via da expressão da Sabedoria.

Parabéns a todas as pessoas do signo Sagitário.

Texto publicado no site «Escola de Astrologia Nova-Lis», em Abril 2007.

.

Novo design no «Cova do Urso»

13 de novembro de 2011 · 24 comentários


Com o aproximar-se do 4º aniversário deste blogue (22 Novembro) e com a gradual transferência de 1.500 textos do meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis», impunha-se a criação de um novo 'design' para o «Cova do Urso». 

Mais profissional e que fosse útil e prático para os leitores. Depois de muito procurar e testar, entendi que este modelo - discreto e funcional -, era o mais adequado para os próximos tempos.

Já era hora de abandonar os tons vibrantes do cabeçalho vermelho e usar outras cores. Gostei destes verdes. 

O meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis» irá «desaparecer», devido às pesadas condições financeiras para o manter num servidor especial. Desde 2007 que o tenho mantido e é absolutamente gratuito para os milhões de utilizadores que por lá já passaram.

Neste momento, em que me estou a preparar para me aposentar, e em que os tempos não estão fáceis em Portugal, torna-se difícil manter um site tão grande e oneroso, com mais de 2.000 artigos, pelo que, na próxima renovação do pagamento, não terei outra possibilidade senão a de «deixá-lo ir». Acreditem que faço isto com o maior amor e alegria por um site que tem estado ao serviço da comunidade ao longo de quase 5 anos.

Para quê estar a consumir tanta energia monetária, quando se pode oferecer uma parte considerável do mesmo conteúdo, numa plataforma gratuita, como é o caso do Blogger, através do «Cova do Urso»?

Os artigos de outros autores e astrólogos que estão no site «Escola de Astrologia Nova-Lis» (cerca de 500) não serão transferidos para aqui. A razão é óbvia: não tenho o direito de o fazer, pois são propriedade intelectual de terceiros, que autorizaram que fossem publicados no «Nova-Lis», pois tinham uma função didáctica, além de serem uma doação à comunidade. Transferi-los para o meu blogue pessoal, seria abusivo da minha parte, pois estes textos estão publicados nos sites ou blogues dos seus autores.

.

Banner «Astrologia Nova-Lis» para o «Cova do Urso»

11 de novembro de 2011 · 4 comentários




No início de Novembro fiz um pedido público de permuta,
como pode ser lido aqui.

Tive a enorme felicidade de ter sido contactado por mais de 
10 designers a aceitarem a permuta. Obviamente, com ofertas 
tão generosas, tive que fazer a escolha, após ver trabalhos dos mesmos artistas.

O autor dos 3 modelos de banners que vos mostro, é o
Alberto Knewitz, publicitário, designer e actor brasileiro,
a quem agradeço muito a generosidade, talento e simpatia.


Photobucket

Sua página no Facebook, aqui.
Seu blogue «Alberto_K»

Muito obrigado, Alberto.

Agora, só nos resta agendarmos a nossa conversa astrológica via Skype.

.

11.11.11

· 5 comentários


Esta é a tal data muito falada na internet, também em livros,
e associada a muitos eventos sobre possíveis mudanças no plano terrestre.
Mais um inevitável «portal». Pelas minhas contas é o 11º só deste século e milénio.


Fiquei intrigado com a quantidade de emails que recebi nos últimos dias,
a propósito desta data. Muita excitação. Muito ruído. Nenhuma serenidade.
Há qualquer coisa que não bate certo.


Todos sabemos que o ano se escreve assim: 2011.


Imagino que em numerologia, a composição desta data,
tenha uma interpretação especial. 

Parabéns aos aniversariantes deste dia.

O Céu estará assim TMG:


Lindo, não e?
.


Roteiro de Sonho - Ilha de Tenerife, Canárias, Espanha

9 de novembro de 2011 · 2 comentários


 Recebi estas ilustrações da Dulce Guerreiro, amiga e
conterrânea da ilha de Moçambique.

 Pikitita,agradeço-te muito, pois nem imaginas o prazer que me deste ao enviares as fotos
da ilha de Tenerife, pois vivi neste paraíso entre 1983 e1988,
tendo sido muito feliz. Vivi na cidade de La Laguna, montanhosa e universitária.
















Cidade de Puerto de la Cruz, no Norte da ilha.
Praia artificial com areia vinda de Marrocos, na cidade de Santa Cruz, capital da ilha.
A mesma praia, de outro ângulo.
O monte El Teide, o mais alto da geografia espanhola.
Zona costeira do Sul da ilha.





André Louro de Almeida - TERRA NOW UM - A primeira conferência (Agosto 2011)

6 de novembro de 2011 · 5 comentários


THE AIR SCHOOL

Aqui ficam os links 1ª conferência em mp3:


.

Minha proposta de permuta a designers gráficos

4 de novembro de 2011 · 2 comentários


MINHA PROPOSTA DE PERMUTA A DESIGNERS GRÁFICOS: 

Necessito um banner simples, moderno e bonito com as palavras ASTROLOGIA NOVA-LIS para colocar na coluna lateral do meu blogue «Cova do Urso» - http://cova-do-urso.blogspot.com/

Em troca ofereço 1 consulta de astrologia pelo Skype, dividida em 2 partes: a 1ª consulta inicial com a duração de 1 hora ou algo mais, onde gravarei em mp3 para poder ser ouvida uns dias mais tarde. Após tomada de consciência do que falarmos na consulta inicial, faremos a 2ª parte, umas 3 a 4 semanas mais tarde, que na prática é uma 2ª consulta de follow up, para elucidar possíveis dúvidas, ou responder a perguntas concretas. O meu email: covadourso@gmail.com

Caso alguém aceite esta permuta, e no caso de ter um blogue ou site, terei muito gosto em fazer o crédito de autoria e respectivo link.

O meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis» - http://www.nova-lis.com/ - corre o sério risco de «desaparecer», devido a pesadas condições financeiras para o manter num servidor especial. Desde 2007 que o tenho mantido e é absolutamente gratuito para os milhões de utilizadores que por lá já passaram. Neste momento, em que me estou a preparar para me aposentar, não reuno as condições necessárias para continuar a manter um site tão grande, com mais de 2.000 artigos, pelo que, na próxima renovação do pagamento, não terei outra possibilidade senão a de «deixá-lo ir». Acreditem que faço isto com o maior amor e alegria por um site que tem estado ao serviço da comunidade ao longo de quase 5 anos.

A minha ideia é começar a passar a maioria dos textos básicos do site para o meu blogue «Cova do Urso» - http://cova-do-urso.blogspot.com/ - criando uma coluna especial «Astrologia Nova-Lis», encabeçado pelo banner que solicito acima. Esta é a forma que encontrei para continuar a doar ao Universo o conteúdo fundamental do site, na certeza que os leitores e visitantes acotumar-se-ão a esta mudança. É apenas uma nova fase.

Os meus agradecimentos antecipados.

Abraço

António Rosa

.

Conferência "A ENERGIA MONETÁRIA EM 2012" por António Rosa. No 'Cristal de Cura' (Ericeira), dia 20 de Novembro, das 15 às 18 horas.

3 de novembro de 2011 ·


Conferência "A ENERGIA MONETÁRIA EM 2012" por António Rosa.
No 'Cristal de Cura' (Ericeira), dia 20 de Novembro, das 15 às 18 horas.
Valor pela participação: 30 euros

O 2012 parece ser um ano mítico, de mudanças fortes para uns, e de catástrofes para outros. Nessa tarde na Ericeira abordarei sobretudo as questões ligadas à energia monetária. Como será? Que dizem os astros no seu mapa? Planetas importantes mudarão de signo em 2012 e isso trará as mudanças que mencionei acima. Serão analisados os mapas das pessoas presentes nesta tarde de conversa astrológica, se assim o desejarem.

No ano em que Saturno vai ingressar em Escorpião, como podemos olhar para este evento cósmico? Como nos situarmos num país como Portugal, que atravessa uma crise profunda?

Mas para analisar todas estas questões, é fundamental fazermos a pergunta base: o que é a energia monetária? E como dependemos, hoje em dia, desta energia?

Espero por si,

António Rosa

Para reservar a sua presença na conferência:

Ao cuidado de Luísa Sal
Telefones: 968061279 ou 925369755      
Email: contactos@cristaldecura.com

No Facebook, aqui.

.
.

29 de novembro de 2011

Saturno em Libra / Balança

A 22 Julho 2010, Saturno ingressou definitivamente em Balança / Libra, onde permanecerá até 5 de Outubro de 2012, mudando-se para Escorpião. 


O bailado cósmico de Saturno desde que ingressou Libra / Balança, foi assim:

- Saturno entrou em Balança / Libra em 29 de Outubro de 2009.
- A 13 de Janeiro de 2010 entrou em movimento retrógrado aos 4°39´ de Balança / Libra.
- A 7 de Abril de 2010 ingressou em Virgem.
- A 30 de Maio entrou em movimento directo no grau 27°50' de Virgem
- A 22 de Julho de 2010 entrou definitivamente em Balança / Libra
- A 27 de Janeiro de 2011 iniciou o seu movimento retrógrado aos 17°13' de Balança / Libra
- A 12 Junho de 2011 recomeçou o movimento directo aos 10°16' de Balança / Libra


Os seus próximos movimentos serão estes:


- A 8 de Fevereiro de 2012 fará novo movimento retrógrado aos 29°30' de Balança / Libra
- A 25 de Junho 2012 reinicia o seu último movimento directo em Balança / Libra aos 22º46'
- A 6 de Outubro de 2012 entrará em Escorpião, definitivamente.



Vamo-nos concentrar nesta sua estadia em Balança / Libra. Entra num signo cardinal de grande poder. Imediatamente, por ser o signo que é, pensa-se logo em relacionamentos. Usando esta palavra 'relacionamentos' cai-se com facilidade em namoros, casamentos, coisas assim. Pois não é apenas disso que se trata.

Em Balança / Libra, Saturno está em 'exaltação'. Sente-se bem neste signo. Quer dizer que a sua energia neste signo funciona muito bem. Olhemos mais de perto para os restantes signos cardinais, que farão aspectos tensos com Saturno.



Em frente a Balança / Libra temos o signo Carneiro / Áries, onde ele está em 'queda', não apreciando nada a energia ariana, pois como Senhor do Tempo, gosta de fazer as coisas com calma e segurança e o Fogo de Carneiro / Áries deixam-no perturbado. Portanto, as pessoas com planetas e pontos importantes em Carneiro / Áries irão ter a oposição de Saturno. Aguardem por situações fortes e delicadas. 


Em quadratura a Balança / Libra encontramos dois signos opostos entre si: de um lado, Caranguejo / Câncer, onde Saturno fica em 'detrimento', bastante debilitado; do outro lado temos Capricórnio, o signo onde Saturno é rei e Senhor, por ser o 'regente' do signo, em posição de enorme dignidade. Portanto, as quadraturas que fizer aos planetas e pontos importantes em Câncer não terão o mesmo ímpeto que os feitos em Capricórnio.

Portanto, este é um posicionamento poderoso para Saturno, tanto mais que reafirmará a sua presença na Grande Cruz de 7 de Agosto de 2010. Logo, quem tiver planetas nestes signos cardinais e, sobretudo, nos pontos cardinais, sentirão intensamente este ingresso de Saturno em Balança / Libra. Ele não passará despercebido, tal como não passou nos meses de Outubro a Dezembro de 2009. Façam um esforço e tentem lembrar-se das ocorrências nas vossas vidas, nessa época.

Saturno no signo de Balança / Libra vai trazer a percepção que para se conseguir qualquer coisa de valor duradouro, ou mesmo tornar a vida possível, é necessária a colaboração humana — que deve ser contínua para ser eficaz. Mas a colaboração contínua só é possível quando todas as partes de um projecto são tratadas com justiça, e a justiça exige regras de conduta e compromisso aceite por todos.

Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho pessoal, familiar, profissional, etc., precisando ser responsável pelo todo. A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas. [Se acham que não estou a falar de espiritualidade, desenganem-se, porque também estou a referir-me a isso. E de que maneira!]

A razão é que Saturno está exaltado em Balança / Libra, o signo que rege os relacionamentos. Como Saturno neste signo lida com a responsabilidade nos relacionamentos, ele também rege as leis que formalmente regulam esses assuntos. Portanto, relacionamentos com consequência. Daí que nos próximos 2 anos possa haver um número invulgar de separações e divórcios, pois pode descobrir-se que não há amor, perdão e senso de responsabilidade nos seus relacionamentos. Tudo, porque Saturno exige responsabilidade.


Saturno em Balança / Libra rege contratos, incluindo os conjugais; esses acordos com frequência são de natureza cármica, surgindo das interacções com pessoas que contraíram responsabilidades e dívidas morais passadas. Como Balança / Libra é um signo intelectual de ar e um signo cardinal de actividade, as pessoas irão aprender como lidar com acordos em negócios: planeamento de organizações, formulação de contratos legais, divisão cooperativa de responsabilidades de trabalho entre as pessoas. As pessoas vão notar que haverá uma maior capacidade de planear e organizar esforços conjuntos.

Esta é uma poderosa posição para Saturno; ela oferece muita consciência e responsabilidade sociais. Com Saturno a fazer aspectos positivos e doces, as pessoas com frequência atingem posições de honra ou boa situação financeira, devido à sua habilidade em trabalhar com outros — uma habilidade que inclui receptividade, tacto, confiabilidade e boa organização.

Muitas pessoas receiam Saturno, por poder representar a travessia de obstáculos na vida. Mas que seria da vida se não houvesse estes processos de estrutura, sem bases de sustentação, enfim, sem capacidade de evolução? Por outro lado, para aqueles que apreciam uma visão mais cármica, temos que ter consciência que Saturno no nosso mapa representa exactamente o nosso carma pessoal e as aprendizagens necessárias para aprendermos a ter um pé em terra e outro no céu.

A nível mais mundano, podemos dar por confirmado aquilo que já se sabe nos últimos meses: uma das preocupações maiores da sociedade em geral será o 'casamento', ou as diferentes forma de uniões e assuntos do âmbito da família. Por exemplo, o debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo atingirá maiores proporções, produzindo legislação adequada em muitos países. Portugal e a Argentina foram os últimos países a tratarem desse assunto.

Deixo uma última palavra para este trânsito de Saturno: aprimora a tua capacidade de seres paciente.

.

23 de novembro de 2011

De 24 de Novembro a 13 de Dezembro Mercúrio estará retrógrado em Sagitário


Vamos viver um curto período em que aquilo que diz respeito à nossa mente e comunicação, começará a notar-se uma outra lentidão, um outro ritmo. Vai parecer que as coisas não andam da forma que gostaría que fluissem. Atrasos, ritmos mais lentos. Não fique impaciente.

Dependendo do mapa natal de cada um, podem dar-se ocorrências diversas: as comunicações falharem (internet, telefones, tv, etc.) ou termos problemas com elas. A nossa comunicação pessoal com outras pessoas (as conversas) podem não ficarem muito claras, parecendo-nos que nos explicámos bem, mas afinal os outros não nos entenderam. A percepção das coisas fica alterada. Possíveis avarias em aparelhos e máquinas.

Haverá um aguçar de sentidos e estaremos mais atentos ao que ouvimos e como trabalhamos as informações recebidas. É a fase das palavras iniciadas por «r»: reformular, re-analiar, requestionar, relembrar, reprogramar, replanificar, reorganizar, só não vale usar esta: «ressentido». A outra recomendação vai no sentido de pôr em práticas estes 'erres' só quando Mercúrio ficar directo, a 13 de Dezembro, mas como ficará estacionário mais 4 dias, na prática só mesmo a partir de 17 de Dezembro.

Como este período cai em plena época de preparativos para o Natal, cuidem-se muito, não se excedam em compras desnecessárias. Só mesmo aquilo que for necessário. O trânsito nas estradas e um possível mau tempo não vão ajudar.

Tenha cuidado com os documentos que assina. Leia tudo muito bem, sobretudo as letras miudinhas. Dê-se a si mesmo «tempo» para que estas questões sejam vistas à lupa.

Chamo particular atenção às pessoas envolvidas em relacionamentos sentimentais: cuidem muito das palavras nas conversas. Uma palavra ou uma expressão mal formulada pode equivaler a atirar uma pedra. Evite agressividades. Não se esquea que as pessos mudam de ideias com bastante facilidade e este é um período propício para isso.

Convém estarmos prevenidos com a nossa forma de comunicar e de apresentar as questões. Poderá notar-se uma certa casmurrice involuntária. Cuidem especialmente as comunicações com as vossas relações.

Tomem nota de ideias que possam ter, para tentarem concretizar na primeira oportunidade, quando Mercúrio ficar directo.

Como ele estará retrógrado em Sagitário, o seu «dispositor» é Júpiter, o planeta expansivo do zodíaco. Portanto, Júpiter influenciará Mercúrio retrógrado, de forma exagerada. Tudo aquilo que ficou dito, corre o risco de ser aumentado, pelo expansionismo do regente de Sagitário. A ajudar esta situação, quando Mercúrio está em Sagitário, encontra-se mais débil, pois está em detrimento neste signo. Se juntar esta situação ao movimento retrógrado de Mercúrio, temos reunidas condições especiais para este período ser propício a maiores confusões. Estejamos atentos aos nossos próprios exageros e às retumbâncias sagitarianas.

No entanto, apesar de ser um período pouco interessante, não haverá nada de realmente grave, excepto talvez as já habituais questões de acidentes de trânsito. Só em Portugal, no que vai deste ano já morreram mais de 600 pessoas.

O resto fica por vossa conta - vejam no vosso mapa, em que casa ele transita e que aspectos fará nos próximos dias. Notem bem se estão envolvidas casas angulares e se o Ponto Médio Sol/Lua será tocado, pois será relevante nos acontecimentos da nossa vida.

.

22 de novembro de 2011

Cova do Urso - 4º aniversário


Cova do Urso - 22/11/2007 a 2011

Muito agradecido a todos os amigos, leitores e visitantes.

.

17 de novembro de 2011

Asteróides Portugal e Brasília


Achei isto muito engraçado, por isso estou aqui a partilhar esta ideia. Os asteróides Brasília e Portugal também são vizinhos no cosmos. Não existe nenhum asteróide Brasil, por isso, escolhi o asteróide Brasília como representante do fantástico país irmão.

O asteróide (293) Brasilia situa-se no signo Sagitário - 25º 59'. No mesmo signo, mas no grau 23º 55', situa-se o asteróide (3933) Portugal.

O asteróide 3933 ou asteróide Portugal foi descoberto por Richard West, um investigador do ESO em 1986 e baptizado com o nome Portugal em 1990, em comemoração da adesão de Portugal à organização astronómica do Observatório Europeu do Sul.

O asteróide Brasília foi descoberto em 20 de Maio de 1890 por Auguste Charlois e, só muitos anos mais tarde, é que foi baptizado com o nome Brasília.

Onde se situam estes asteróides no vosso mapa natal?


No meu está na casa 8 - que trata dos assuntos associados à transformação, morte, redenção e a todos os temas de metodologia alternativa (terapeutas, astrólogos, esoterismo, etc.).


Texto anteriormente publicado aqui, em 23-9-2009


.

15 de novembro de 2011

O Sol entra em Sagitário


Por sugestão do Marcelo Dallaaqui

Missão superior:
Aprender a partilhar os seus interesses para que os
outros possam expandir o seu pensamento.

Sagitário é o 3º signo de Fogo. O Fogo que liga a Terra ao Céu. Com ele se inicia a última etapa do processo evolutivo do homem sobre a Terra. É a Via da Iniciação, a grande viagem do espírito. A seta do Sagitário aponta a Lei, a Ordem das Coisas, o Caminho, a Direcção que é estímulo, objectivo e razão de existir.

Em Sagitário a seta simboliza o sentido da vida, o ideal que pede ao Ser um conhecimento maior, uma adesão total de si próprio. Sagitário é o signo da Fé, essa emoção que emerge quando mente e coração se unem, se pacificam. Quando ambos se orientam num projecto comum que pela sua forma unitária, transcende o ego e o instinto.

A Fé é o Fogo da Transcendência. Permite superar os condicionalismos da matéria e levar a alma humana à consciência da sua dimensão universal. Sagitário é o eterno viajante. Procura sobre a terra a Verdade do céu. 0 valor justo, a ética, a referência absoluta que lhe permite guiar seguramente os seus passos.

Regente: Júpiter

Júpiter é poderoso, expansivo, irradiante. A sua vibração permite intuir a qualidade que motiva a opção. Por ele se expande o impulso vital, a consciência do Eu no colectivo. Júpiter abre para o Sol, a luz da consciência. É o grande medianeiro entre a terra e o "Espírito das Oitavas", a vibração dos planetas lentos. Em Sagitário, Júpiter é o Mestre, o homem sábio, esse que ensina os seus irmãos porque conhece a Lei. Daí o sentido de justiça do sagitariano, o rigor, a qualidade do seu pensamento, a sua exigência de verdade. Última resposta que tanto procura.

Na Casa 9:

É a área do Conhecimento Superior. O conhecimento da Casa 9 nasce de verdades arquetípicas presentes nas Leis do Universo, onde o Eu encontra a direcção segura, o sentido do caminho que o leva à sua remota e universal identidade.

1º nível de evolução: Situam-se as viagens de longa distância. Físicas e metafísicas, nascidas da insatisfação que nos faz procurar novos horizontes, novas culturas, novos modos de vida. Neste 1º Nível o conhecimento que esta casa simboliza é horizontal, passa-se ainda sobre a terra. Procura-se de fora para dentro, vem da identificação com outros povos, outras nações que nos revelam comportamentos não familiares. É o apelo do longe, do distante, de tudo o que nos é estrangeiro e por isso nos dinamiza.

2º nível de evolução: É vertical. Exprime-se na procura de uma Verdade Interior, no desejo de ensinamentos que estimulem a mente superior. Ensinamentos eternos, transcendentes, capazes de despertar em nós uma adesão emocional, uma nova Fé. Neste nível situa-se a adesão a todo o conhecimento que nos revela novos valores.

3º nível de evolução: Situa-se o processo de auto-iniciação. O encontro do Eu comigo, com a sua última identidade, é a descoberta da primeira experiência Iniciática. Quando nos apercebemos que não somos entidades solitárias, separadas da força de um universo em expansão. Quando transcendemos a divisão a que nos reduz o nosso egocentrismo separatista e aderimos a Leis Intemporais capazes de nos integrar, direccionar e orientar. É uma casa de procura de sabedoria. Aí se vão aprender Verdades Universais. Numa última fase, essas vão poder ser ensinadas aos outros, ao adquirir uma nova fé que lhe ensina o caminho, ao iniciar-se, ao reconhecer-se numa verdade que o transcende, o Eu vai então expandir-se pelo prazer de ensinar. O último nível é a via da expressão da Sabedoria.

Parabéns a todas as pessoas do signo Sagitário.

Texto publicado no site «Escola de Astrologia Nova-Lis», em Abril 2007.

.

13 de novembro de 2011

Novo design no «Cova do Urso»


Com o aproximar-se do 4º aniversário deste blogue (22 Novembro) e com a gradual transferência de 1.500 textos do meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis», impunha-se a criação de um novo 'design' para o «Cova do Urso». 

Mais profissional e que fosse útil e prático para os leitores. Depois de muito procurar e testar, entendi que este modelo - discreto e funcional -, era o mais adequado para os próximos tempos.

Já era hora de abandonar os tons vibrantes do cabeçalho vermelho e usar outras cores. Gostei destes verdes. 

O meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis» irá «desaparecer», devido às pesadas condições financeiras para o manter num servidor especial. Desde 2007 que o tenho mantido e é absolutamente gratuito para os milhões de utilizadores que por lá já passaram.

Neste momento, em que me estou a preparar para me aposentar, e em que os tempos não estão fáceis em Portugal, torna-se difícil manter um site tão grande e oneroso, com mais de 2.000 artigos, pelo que, na próxima renovação do pagamento, não terei outra possibilidade senão a de «deixá-lo ir». Acreditem que faço isto com o maior amor e alegria por um site que tem estado ao serviço da comunidade ao longo de quase 5 anos.

Para quê estar a consumir tanta energia monetária, quando se pode oferecer uma parte considerável do mesmo conteúdo, numa plataforma gratuita, como é o caso do Blogger, através do «Cova do Urso»?

Os artigos de outros autores e astrólogos que estão no site «Escola de Astrologia Nova-Lis» (cerca de 500) não serão transferidos para aqui. A razão é óbvia: não tenho o direito de o fazer, pois são propriedade intelectual de terceiros, que autorizaram que fossem publicados no «Nova-Lis», pois tinham uma função didáctica, além de serem uma doação à comunidade. Transferi-los para o meu blogue pessoal, seria abusivo da minha parte, pois estes textos estão publicados nos sites ou blogues dos seus autores.

.

11 de novembro de 2011

Banner «Astrologia Nova-Lis» para o «Cova do Urso»




No início de Novembro fiz um pedido público de permuta,
como pode ser lido aqui.

Tive a enorme felicidade de ter sido contactado por mais de 
10 designers a aceitarem a permuta. Obviamente, com ofertas 
tão generosas, tive que fazer a escolha, após ver trabalhos dos mesmos artistas.

O autor dos 3 modelos de banners que vos mostro, é o
Alberto Knewitz, publicitário, designer e actor brasileiro,
a quem agradeço muito a generosidade, talento e simpatia.


Photobucket

Sua página no Facebook, aqui.
Seu blogue «Alberto_K»

Muito obrigado, Alberto.

Agora, só nos resta agendarmos a nossa conversa astrológica via Skype.

.

11.11.11


Esta é a tal data muito falada na internet, também em livros,
e associada a muitos eventos sobre possíveis mudanças no plano terrestre.
Mais um inevitável «portal». Pelas minhas contas é o 11º só deste século e milénio.


Fiquei intrigado com a quantidade de emails que recebi nos últimos dias,
a propósito desta data. Muita excitação. Muito ruído. Nenhuma serenidade.
Há qualquer coisa que não bate certo.


Todos sabemos que o ano se escreve assim: 2011.


Imagino que em numerologia, a composição desta data,
tenha uma interpretação especial. 

Parabéns aos aniversariantes deste dia.

O Céu estará assim TMG:


Lindo, não e?
.


9 de novembro de 2011

Roteiro de Sonho - Ilha de Tenerife, Canárias, Espanha


 Recebi estas ilustrações da Dulce Guerreiro, amiga e
conterrânea da ilha de Moçambique.

 Pikitita,agradeço-te muito, pois nem imaginas o prazer que me deste ao enviares as fotos
da ilha de Tenerife, pois vivi neste paraíso entre 1983 e1988,
tendo sido muito feliz. Vivi na cidade de La Laguna, montanhosa e universitária.
















Cidade de Puerto de la Cruz, no Norte da ilha.
Praia artificial com areia vinda de Marrocos, na cidade de Santa Cruz, capital da ilha.
A mesma praia, de outro ângulo.
O monte El Teide, o mais alto da geografia espanhola.
Zona costeira do Sul da ilha.





4 de novembro de 2011

Minha proposta de permuta a designers gráficos


MINHA PROPOSTA DE PERMUTA A DESIGNERS GRÁFICOS: 

Necessito um banner simples, moderno e bonito com as palavras ASTROLOGIA NOVA-LIS para colocar na coluna lateral do meu blogue «Cova do Urso» - http://cova-do-urso.blogspot.com/

Em troca ofereço 1 consulta de astrologia pelo Skype, dividida em 2 partes: a 1ª consulta inicial com a duração de 1 hora ou algo mais, onde gravarei em mp3 para poder ser ouvida uns dias mais tarde. Após tomada de consciência do que falarmos na consulta inicial, faremos a 2ª parte, umas 3 a 4 semanas mais tarde, que na prática é uma 2ª consulta de follow up, para elucidar possíveis dúvidas, ou responder a perguntas concretas. O meu email: covadourso@gmail.com

Caso alguém aceite esta permuta, e no caso de ter um blogue ou site, terei muito gosto em fazer o crédito de autoria e respectivo link.

O meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis» - http://www.nova-lis.com/ - corre o sério risco de «desaparecer», devido a pesadas condições financeiras para o manter num servidor especial. Desde 2007 que o tenho mantido e é absolutamente gratuito para os milhões de utilizadores que por lá já passaram. Neste momento, em que me estou a preparar para me aposentar, não reuno as condições necessárias para continuar a manter um site tão grande, com mais de 2.000 artigos, pelo que, na próxima renovação do pagamento, não terei outra possibilidade senão a de «deixá-lo ir». Acreditem que faço isto com o maior amor e alegria por um site que tem estado ao serviço da comunidade ao longo de quase 5 anos.

A minha ideia é começar a passar a maioria dos textos básicos do site para o meu blogue «Cova do Urso» - http://cova-do-urso.blogspot.com/ - criando uma coluna especial «Astrologia Nova-Lis», encabeçado pelo banner que solicito acima. Esta é a forma que encontrei para continuar a doar ao Universo o conteúdo fundamental do site, na certeza que os leitores e visitantes acotumar-se-ão a esta mudança. É apenas uma nova fase.

Os meus agradecimentos antecipados.

Abraço

António Rosa

.

3 de novembro de 2011

Conferência "A ENERGIA MONETÁRIA EM 2012" por António Rosa. No 'Cristal de Cura' (Ericeira), dia 20 de Novembro, das 15 às 18 horas.


Conferência "A ENERGIA MONETÁRIA EM 2012" por António Rosa.
No 'Cristal de Cura' (Ericeira), dia 20 de Novembro, das 15 às 18 horas.
Valor pela participação: 30 euros

O 2012 parece ser um ano mítico, de mudanças fortes para uns, e de catástrofes para outros. Nessa tarde na Ericeira abordarei sobretudo as questões ligadas à energia monetária. Como será? Que dizem os astros no seu mapa? Planetas importantes mudarão de signo em 2012 e isso trará as mudanças que mencionei acima. Serão analisados os mapas das pessoas presentes nesta tarde de conversa astrológica, se assim o desejarem.

No ano em que Saturno vai ingressar em Escorpião, como podemos olhar para este evento cósmico? Como nos situarmos num país como Portugal, que atravessa uma crise profunda?

Mas para analisar todas estas questões, é fundamental fazermos a pergunta base: o que é a energia monetária? E como dependemos, hoje em dia, desta energia?

Espero por si,

António Rosa

Para reservar a sua presença na conferência:

Ao cuidado de Luísa Sal
Telefones: 968061279 ou 925369755      
Email: contactos@cristaldecura.com

No Facebook, aqui.

.
.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Receba os artigos por email

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates